Equipe de pesquisadores aporta em Escada

DSCF6627Patrícia Marinho, Adriana Piva e Vinícius Melquiades são pesquisadores em educação e arqueologia. O grupo está de passagem por escada e outros municípios da zona da mata.

Na bagagem, um levantamento do patrimônio cultural de natureza imaterial por onde passará a Ferrovia Transnordestina, nos trechos 8 e 9, entre Salgueiro e Suape. Fazem parte do trecho os municípios de Água Preta, Belém de Maria, Bonito, Cabo, Catende, Escada, Gameleira, Ipojuca, Joaquima Nabuco, Palmares e Ribeirão.

O trabalho de pesquisa está sendo realizado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e a empresa Zanettini Arqueologia. A meta é obter o licenciamento ambiental para a construção da ferrovia.

Em conversa, os pesquisadores conheceram um pouco da tradição do município de Escada e estão programando uma longa jornada. Visitas ao centro de produção das mulheres, ao Museu Cícero Dias, às tradições do candomblé, à casa de farinha de Amaro da Massa (Frexeiras), à casa de Dona Biu Romeira e Casa Grande de Sapucagi.

Anúncios

2 Respostas para “Equipe de pesquisadores aporta em Escada

  1. Uma sugestão !!! Levem eles para conhecerem também a casa grande do Engº Jundiá grande onde exatamente nasceu o pintor CÍCERO DIAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s