DESABAFO ECOLÓGICO

   Sabe, já estou velho e não sei o significado do meu nome, mas o acho engraçado e até gosto. Chamam-me de Rio Ipojuca, não sei porquê. Só sei que hoje eu vivo muito solitário, não recebo quase visitas, vivo muito triste e doente com isso. Porém, quero lhes dizer que nem sempre foi assim, houve tempos, aliás, bons tempos que eu me recordo com muita saudades, foram tempos muito felizes, eu nunca estava só, não sentia solidão, as minhas margens estavam sempre recebendo visitas de pessoas com linhas e anzóis e eu lhes proporcionava momentos felizes, onde voltavam para casa satisfeitas, com belos peixes. Uns só por prazer, porque gostavam de pescar, já outros por necessidades mesmo e isto me deixava extremamente feliz por poder matar a fome de alguém.
   Eu via tanta gente bebendo de minhas águas límpidas e transparentes, aquilo me proporcionava tanta felicidade em poder saciar a sede das pessoas!
   Com frequência pessoas se banhavam em minhas águas, faziam aquela festa, pulavam, mergulhavam e eu me divertia tanto com aquilo!
   Hoje está tão diferente! Não vejo mais ninguém em minhas margens pescando, pois até mesmo os peixes não querem mais minhas águas. Nunca mais vi alguém bebê-la, nem se banhar, por que será? Isso me deixa tão triste! Será que é porque minhas águas agora têm cor e também tem cheiro? Não sei, não consigo entender isso.
   Como eu gostaria de voltar a ser como antes! Conviver com as pessoas, os peixes, mas isso não depende só de mim, depende das próprias pessoas e elas não gostam mais de mim, me desprezaram. Acho que se pudessem até me tirariam do mapa. O que me resta é conviver com minha tristeza e solidão.
Crônica sobre um rio “Chamado Rio Ipojuca”. Ainda existe, mas completamente poluído e sem condições de uso, a não ser para depósito da poluição.  Fica registrado aqui o meu protesto em forma de crônica.
                                                                     

Josildo S Neves

Deixe um comentário

