DIVIDA EXTERNA BRASILEIRA

   De alguns anos pra cá, tenho escutado dezenas de pessoas dizendo que a Dívida Externa Brasileira havia sido paga, ao escutar, até me alegrava com a questão, no entanto, sempre fiquei com um pé atrás em relação ao fato, isto me intrigou ao ponto de querer saber a fundo a verdade, então comecei a pesquisar a respeito e pra minha surpresa, as minhas suspeitas se confirmaram, ou seja, a tal dívida nunca foi paga.

   O que aconteceu na verdade, foi simplesmente um aumento das Reservas Internacionais Brasileiras (dinheiro reservado para socorro do país em caso de crise econômica) devido a diminuição da dívida, ou seja, estas reservas cresceram mais do que o aumento da dívida, então deu-se início ao boato que a Dívida Externa Brasileira havia sido paga, o que na realidade ainda existe e não deixará de existir, tendo em vista que o FMI (fundo monetário internacional) não permite que a dívida externa dos países seja paga de uma só vez.

   No final do ano de 2012 a dívida externa brasileira alcançou o valor de 312 bilhões de dólares, com um detalhe, ela não está diminuindo, está crescendo. É fato que este crescimento, tem sido os menores da história com uma significante estabilização, mas não a ponto de estagnar.

                                                                                                   Josildo S Neves     

Deixe um comentário

