Empatia, verdade ou hipocrisia?

     Empatia, verdade ou hipocrisia? Hoje em dia fala-se muito em empatia. Quase todo mundo diz-se uma pessoa empática, no entanto, eu pergunto: – será que na prática funciona mesmo, ou é apenas discursos?
     O termo empatia significa: capacidade de identificar-se com o outro, ou colocasse no lugar do outro. Mas, será fácil agir assim? Será que alguém consegue realmente colocar-se no lugar do outro? Nesta sociedade egoísta e individualista, será que encontramos alguém capaz de realizar tal feito? Será que eu seria capaz de abrir mão de meus interesses, em prol de outra pessoa? Assumir com totalidade os riscos da situação, independentemente do que seja? Na verdade, se alguém está em situação confortável, logo não precisará que alguém se coloque no seu lugar, concorda?
     Para se praticar a empatia, é necessário empregar amor, dedicação, compaixão e muitas vezes abrir mão do próprio bem está para realizar o do outro. É agir com o coração, guiado pela emoção. Particularmente não sei se seria capaz de tal feito. Em vez de dizer que sou empático, prefiro dizer que tenho bom censo e afeição pela justiça. Aquilo que eu não quero para mim, jamais darei para o outro. Se eu não quero o mal para mim, porque desejar para o meu semelhante? Este senso de justiça, fará com que olhemos para o semelhante da maneira que gostaríamos que olhassem para nós. Que coloquemos nas costa dos outros apenas fardos que também possamos carregá-los. Como diz Augusto Cury: “Enchergar os outros com nossos olhos é uma tarefa superficial, não exige treinamento. Mas enchergá-los com os olhos deles exige muito treinamento.
                                                                     Josildo S Neves

Deixe um comentário

