Em tempos de democracia, manter o nome da Escola Municipal Costa e Silva é um retrocesso histórico

presidentes-do-brasil_f_019 No bairro de Jaguaribe, em Escada, existe a escola Marechal Costa e Silva. O nome dado à escola tenta homenagear o segundo presidente imposto pela Ditadura Militar do Brasil, que fechou o Congresso Nacional e alimentou a ira militar contra o movimento em defesa dos direitos brasileiros.

Costa e Silva, nascido no Rio Grande do Sul, e portanto, sem qualquer relação histórica com o município de Escada, não é digno de ter seu nome mantido em uma escola da rede pública, no momento em que o povo brasileiro busca ampliar seus espaços democráticos.

Foi Costa e Silva quem assinou o Ato Institucional nº5, que concedia poderes totais ao presidente, como fechar o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais. Além disso, o governo poderia suspender por dez anos os diretos políticos de qualquer pessoa; decretar estado de sítio sem qualquer impedimento, entre outras determinações.

Nesse sentido, a Diretoria de Cultura do município de Escada entende não ser justo manter o nome de um espaço democrático e de educação pública, relembrando uma pessoa responsável pela morte, tortura e prejuízos incalculáveis a milhões de brasileiros.

Por isso, sugerimos a troca do nome dessa escola municipal, pela homenagem a um professor ou artista escadense. Seria uma forma de homenagear quem, de fato, foi verdadeiramente dessa terra, seguidor da educação e amante da democracia.

Anúncios

Uma resposta para “Em tempos de democracia, manter o nome da Escola Municipal Costa e Silva é um retrocesso histórico

  1. Luis Ribeiro da Costa

    Nos 50 anos da Ditadura,a Comissão da verdade vem a buscando revirar documentos e ouvir pessoas, com objetivo de que todos ao descermos aos calabouços das memórias da repressão, tomarmos tanto uma consciência individual e coletiva e consequentemente leve-nos uma perspectiva da não repetição. Por que segundo MartIn Luther King ”O que me preocupa não não é o grito dos maus.É o silencio dos bons.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s