Alunos da Escola Fernando Campelo discutem política cultural em Escada

41 estudantes da Escola Dr. Fernando Campelo, rede pública estadual do município de Escada, participaram na manhã e noite desta sexta-feira (11) de mais uma discussão dentro do projeto Escada Cultural.

A ideia é construir nesse processo, um diagnóstico da cultura do município, ouvir as propostas da sociedade civil, e as possíveis ações para a execução das ideias apresentadas.

“Foi um momento extremamente rico. Os estudantes, cada um a sua maneira, têm características diferenciadas e que empolgam a todos nós. E o que a gente percebe é que há uma vontade de fazer cultura, de participar da vida criativa do município”, declarou o Diretor de Cultura professor Tom.

As respostas apresentadas e aprovadas pelos estudantes, e que vão compor o relatório final para o Plano Municipal de Cultura, foram:

Como está nossa Cultura?

  1. Mal/péssima;
  2. Tem algumas ações como desenho, capoeira, judô, artesanato, violão, mas falta organização e cursos;
  3. Existem artistas, mas falta estímulo/recursos;
  4. Falta acesso e divulgação;
  5. Faltam espaços de lazer, praças, embora existam áreas disponíveis;
  6. Falta literatura/biblioteca melhor/cinema/teatro/material, banca de revista;
  7. Falta organização e maior participação dos jovens;
  8. Falta memória/tradição

O que queremos para nossa cultura?

  1. Qualificar as bibliotecas;
  2. Trabalho e qualificação profissional;
  3. Aulas de música e instrumentos;
  4. Acesso ao Cinema;
  5. Acesso internet grátis e de qualidade;
  6. Melhor educação;
  7. Revitalizar os espaços de lazer e cultura hoje existentes;
  8. Segurança/fiscalização/melhor comportamento (respeito);
  9. Cursos de formação em teatro, dança e outros.

O que devemos fazer pra chegar lá?

  1. Realizar eventos culturais para conseguir recursos;
  2. Organizar projetos culturais;
  3. Conhecer os artistas e participar de cursos;
  4. Os estudantes devem ler mais;
  5. Realizar campanhas pelo resgate dos cinemas em Escada;
  6. Acesso à internet na escola;
  7. Maior participação da comunidade;
  8. Ofício juntamente com abaixo assinado dos alunos para entrega de documento ao prefeito durante audiência a ser organizada pela diretoria de cultura;
  9. Comissão eleita: 8º ano tarde – Rannykelly, Rebeca, Ágda; 8º ano manhã – Rayssa, Amanda e Carol; 9º ano manhã – Joyce, Mateus e Willamis; 2º ano – Jaqueline, Josiane e Ana Paula.

Como avaliar e gerir nossas ações?

  1. O acompanhamento ficará por conta da comissão eleita
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