LIDERANÇA x LÍDER

   Definir ou conceituar liderança não é uma tarefa nada fácil, devido à complexidade do tema. A conceituação é bem divergente em termos sistemáticos por diversos autores. Além das opiniões próprias, um dos motivos destas divergências dá-se em decorrência das experiências pessoais vividas pelos autores e também transformações ocorridas ao longo do tempo, ambientes e culturas diferentes.

   Liderar é a capacidade ou habilidade de interagir com as pessoas de um determinado meio, influenciando e conduzindo-as através do convencimento a atingirem determinadas metas e objetivos.

   Liderar não é simplesmente impor poder ou persuadir de qualquer maneira. É direcionar, cuidar, orientar, mostrar a direção através de planejamentos estratégicos para atingir as metas e objetivos. O líder não deve trabalhar para auto promover-se, deve trabalhar em prol do grupo ou equipe.

   Fica bem evidente que a liderança está relacionada diretamente com a influência. Através das habilidades natas ou adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida, um indivíduo pode exercer sua capacidade de influenciar um grupo de pessoas, liderando-as e convencendo-as a segui-lo em busca de objetivos e metas.

   Alguns autores preferem não desvincular as conceituações entre liderança e líder. Mas, vamos então desvincular a figura do líder da liderança em partes, já que na íntegra é impossível.

   Ser um líder, não consiste em fazer com que os outros façam. Consiste em quem ele é, o que sabe e o que faz. O líder é uma reflexão para os seguidores.

   Após conceituarmos liderança, vamos tentar conceituar a figura do líder, dentro desse âmbito de pensamento.

   Líder, quer dizer: Chefe, dirigente ou guia de qualquer tipo de ação, empresa ou ideal, e é exatamente, o que se compreende quando o termo é utilizado em algum tipo de definição necessária. Liderança refere-se à qualidade de líder, capacidade de liderar, chefiar, direção. Têm-se então a nítida percepção – e assim é aprendido pela cultura – de que ambas as palavras têm a mesma equivalência, portanto o seu emprego pode variar tão somente pelo seu uso sinônimo. Pois não há uma distância expressiva, separando conceitualmente cada uma delas.

   Ao referir-se sobre o termo líder, é possível constatar que ele é a personificação de alguém que realiza, no passado, presente ou futuro, um grande feito. Teoricamente, esta pessoa é percebida como alguém com a personalidade de resolver problemas que a maioria não é capaz de fazê-lo. É comum notar que muitas pessoas, principalmente nas organizações, depositam as suas esperanças neste tipo de líder.

   Todavia, liderança não se encaixa neste tipo de performance, ela distingui-se do líder pelo seu enorme alcance, objetivos, resultados e sutilidades na maneira de atuar, ainda que o dicionário não a retrate desta forma. Liderança acontece oportunamente, não sendo algo que se mantém por tempo indeterminado – tampouco o líder que comumente se esquece de sua vulnerabilidade e finitude enquanto ser humano. Portanto, a liderança pode ser compreendida como um caminho a ser trilhado.

   Nota-se então, que há uma diferença explícita entre liderança e líder em termos de praticidade. Entende-se que a liderança está relacionada com oportunidades, ocasiões. Enquanto o líder é algo permanente, ou seja, mesmo sendo impedido de exercer a liderança em algum momento, nunca deixará de ser um líder, este status irá segui-lo onde quer que ele vá.

                                                                                                   Josildo S Neves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s