ESCADA // Fórum discute relação da pedagogia com a Capoeira

DSCF0642A noite desta sexta-feira 1º de agosto foi marcada pela realização do 1º Fórum  de práticas pedagógicas no ensino da e capoeira. O evento aconteceu no auditório da Faculdade da Escada Faesc e contou professores e contou com a presença de vários mestres da capoeira da Bahia, Paraíba e Pernambuco.

A intenção do fórum é discutir a prática da capoeira sob o ponto de vista profissional. O cotidiano, as dificuldades, os avanços e desafios enfrentados  pelas pessoas envolvidas no movimento capoeirista.
Os palestrantes Ricardo Paiva e Professor Tiê Guanaes (Bahia) apresentaram resultados expressivos da prática da capoeira em salas de aulas, envolvendo crianças de várias idades, evidenciando relações entre a capoeira e as teorias de pensadores educacionais como Piaget, Vygotsk e outros.

Eles defenderam que a capoeira integra e possibilita ações pedagógicas com pessoas com deficiência, com crianças em  situação de risco, mas alertaram que os professores do ensino regular carecem de formação específica, compreensão das particularidades que envolvem respeito à religiosidade, às tradições históricas, e ampliar os benefícios da capoeira no processo ensino aprendizagem.

Além dos professores Ricardo Paiva e Tiê Guanaes, participaram do evento os mestres Tosta, Quadrado, Marco Angola, Henrique Kohl e outros. O evento segue neste sábado e domingo (3) com roda de capoeira e batizado dos alunos vinculados ao Projeto Vida Nova.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s